Notícia
O Rio Doce passa a receber efluente tratado da estação, contribuindo com a preservação ambiental e saúde das pessoas
A Águas de Valadares inaugurou no sábado (22), a Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Santos Dumont. A entrega é um marco histórico para a cidade, que dá importante passo rumo à universalização do saneamento básico, e para a concessionária que cumpre a programação de entregar 10% de esgoto tratado por ano.
A ETE tem capacidade para tratar 240 litros de esgoto por segundo. A estação começou a operar com 60 litros por segundo, o que possibilita tratar 10% do esgoto que é coletado na cidade – a meta da concessionária é tratar 10% do esgoto ao ano e alcançar 100% até 2033, ano que coincide com o Marco do Saneamento Básico.
A data escolhida pela concessionária para a inauguração da ETE é especial. Segundo o diretor-presidente da Águas de Valadares, Erich Wyatt, 22 de março é o dia em que o contrato de concessão foi assinado e faz um ano, além de ser também o Dia Mundial da Água.
“É uma forma de contribuirmos e conscientizar sobre a importância da preservação do meio ambiente. Com o esgoto tratado, o rio Doce receberá uma carga orgânica menor a cada ano e isso vai ajudar na sua revitalização, trazendo benefícios para o meio ambiente e, principalmente, para a saúde. Contribuir para a satisfação, a dignidade e a qualidade de vida da população é prioridade para a Águas de Valadares”, enfatizou Erich Wyatt, destacando também impactos econômicos com a valorização imobiliária e o turismo.
Para o prefeito Coronel Sandro, Governador Valadares deu um passo decisivo na universalização do tratamento de esgoto e a inauguração da ETE é motivo para comemoração. “A opção feita pelo Município através da Prefeitura, de fazer a concessão dos serviços de abastecimento e saneamento, traz reflexos importantes em todas as áreas, em especial ambiental e saúde pública. Nós vamos, com o tratamento do esgoto, fazer a prevenção de várias doenças”, destacou o prefeito, lembrando que cidades que têm água e esgoto tratados, atraem mais investimentos.
“Hoje isso é requisito para que empresas e indústrias se instalem nos municípios. Então, vamos atender a essa demanda, dentro da meta pactuada. Eu acredito que (a inauguração da ETE) vai ser muito importante, fundamental para o desenvolvimento de Valadares que ainda está acanhada”, disse o prefeito, lembrando que mais que uma meta cumprida pelo Município, “estamos contribuindo para que futuras gerações tenham um lugar mais saudável para viver”.
ETE Santos Dumont
A ETE Santos Dumont passou por uma reforma completa das instalações e reatores. Nessa primeira etapa, três estações elevatórias, incluindo a final, foram reformadas aumentando a vida útil de projeto; já nos reatores, foi necessária a desmontagem e o hidrojateamento para limpeza e realizados reforços estruturais nas juntas de concretagem e paredes internas. Os abrigos foram revitalizados e recuperados. Foram investidos cerca de R$ 5 milhões nesta primeira fase da obra.























