Notícia
O pacote de medidas tem como objetivo assegurar a captação, tratamento e distribuição de água no período de enchentes
Para assegurar o pleno funcionamento do sistema de captação, tratamento e distribuição de água nesta época do ano, que é de risco de enchentes, a Águas de Valadares adotou um pacote de medidas preventivas colocadas em prática.
Dentre as ações, realizou o levantamento da parte elétrica dos principais equipamentos, a substituição das bombas da captação de água bruta (com dispositivos que permitem acompanhar a variação do nível do rio); instalação de barreiras de contingência, aquisição de equipamentos reservas e ampliação do estoque de insumos.
Um dos pontos de atenção da concessionária tem sido a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Penha, que não possui tecnologia para tratar água com grande turbidez. Além disso, como ela precisa ser desligada com mais frequência para manutenção e limpeza de filtros e decantadores, a concessionária reforçou o abastecimento da região através da ETA Central e caminhões-pipa.
Uma das propostas é a ampliação da ETA Santa Rita para que atenda também a região do Penha. “Estamos trabalhando para que ainda este ano essa situação seja resolvida, de forma definitiva”, explicou o diretor executivo, Marcos Antunes, reforçando também o compromisso da concessionária em garantir o abastecimento mesmo em situações delicadas como a das enchentes.
O presidente da Águas de Valadares, Erich Wyatt, lembra que além de todas as ações para garantir que a água chegue de forma contínua às torneiras no período de enchentes, outra importante ação está ligada à tradição dos valadarenses, que acompanha o nível do rio Doce pela antiga “régua do SAAE”.
Atualmente o sistema é totalmente informatizado (é online, interligado ao aparelho de nível) e as medições enviadas para a Prefeitura e Defesa Civil, a cada cinco minutos. Os dados são disponibilizados via app Rio Doce Alerta e no site do SAAE.
“Nossos acompanhamentos oficiais são feitos através da CPRM, mas fazemos questão de disponibilizar essas medições para que a população consiga se organizar e se proteger”, enfatizou o presidente.
Águas de Valadares – Estamos aqui por você!
![](https://www.aguasdevaladares.com.br/wp-content/uploads/2025/01/Contingencia-cheias-3-1024x768.jpeg)
![](https://www.aguasdevaladares.com.br/wp-content/uploads/2025/01/Contingencia-cheias-1-1024x768.jpeg)
![](https://www.aguasdevaladares.com.br/wp-content/uploads/2025/01/Contingencia-cheias-6-1024x768.jpeg)
![](https://www.aguasdevaladares.com.br/wp-content/uploads/2025/01/Contingencia-cheias-4-2-576x1024.jpeg)
![](https://www.aguasdevaladares.com.br/wp-content/uploads/2025/01/Contingencia-cheias-9-1-576x1024.jpeg)
![](https://www.aguasdevaladares.com.br/wp-content/uploads/2025/01/WhatsApp-Image-2025-01-16-at-18.54.28-1-1024x485.jpeg)