Notícia
Governador Valadares tem uma nova empresa operando os serviços de abastecimento de água potável e esgotamento sanitário. A Águas de Valadares iniciou nesta segunda-feira (1º) as operações com foco em promover obras de infraestrutura, melhorias nos sistemas, manutenção e operação dos serviços de saneamento básico no município, beneficiando mais de 282 mil pessoas.
O contrato de concessão dos serviços foi assinado no dia 22 de março, Dia Mundial da Água.
Conforme o diretor-presidente da concessionária, Erich Wyatt, além de promover a universalização dos serviços de abastecimento de água com qualidade, a Águas de Valadares vai atuar para a universalização do esgotamento sanitário na cidade, com índice de tratamento passando dos 0% atuais para 100% do esgoto coletado em 10 anos, além da redução de perdas de água para 25%.
“Assumimos este desafio com compromisso de promover vidas mais dignas e saudáveis, com respeito ao meio ambiente, por meio do saneamento básico. Nosso propósito é melhorar a qualidade de vida da população por meio de água tratada de qualidade, além da coleta e tratamento de esgoto”, reforça o diretor-presidente.
Já o prefeito, André Merlo, destacou que a concessão deve contribuir para o desenvolvimento da cidade. “Demos um passo importante para cumprir o marco regulatório, que obriga todas as prefeituras a tratar o esgoto, até 2033. A Aegea vai investir R$ 1,3 bilhão nos próximos anos, resolvendo o saneamento básico e contribuindo para o desenvolvimento para a cidade e região”, disse.
O vice-presidente regional da Aegea Saneamento, grupo a qual pertence a Águas de Valadares, Guillermo Deluca, pontuou que os resultados da nova operação já poderão ser percebidos após os primeiros 100 dias de concessão. “Vamos dar uma verdadeira virada no abastecimento de água, com redimensionamento de tubulação, troca de bombas, melhorias operacionais na Estação de Tratamento de Água, uma série de medidas que serão feitas em breve. Além disso, os equipamentos estão chegando para somar ao trabalho da equipe, que vai começar os serviços de tratamento de água e as obras de construção das redes”, explicou.
A Aegea Saneamento opera em 15 estados, agregando expertise e diferentes modelos de contrato para atender a mais de 31 milhões de pessoas. A chegada da Aegea em Minas Gerais, que é o segundo Estado mais populoso do Brasil, demonstra a expertise da companhia em atuar em localidades de diferentes dimensões, com populações que variam de três mil a 6,8 milhões de habitantes, se adaptando aos muitos “Brasis”, com um modelo de negócio transparente e ético, atrelado à nossa eficiência operacional, investimentos responsáveis e cumprimento de metas.