Notícia
Geofone é um aliado da concessionária para evitar perdas de água tratada
A Águas de Valadares conta com um importante aliado no combate a perda de água tratada: um geofone digital, adquirido para auxiliar na localização de vazamentos não visíveis (que correm por debaixo do calçamento, na terra) e, também ligações irregulares. Estima-se que a perda de água tratada seja equivalente a 50% de tudo o que é distribuído. E com eles, perdem-se também os investimentos em insumos, tecnologia, logística e mão-de-obra.
O diretor executivo da Águas de Valadares, Marcos Antunes, lembra que muitas vezes, vazamentos não visíveis comprometem o abastecimento de toda uma região. E encontrá-los sempre foi um desafio, muitas vezes de longa duração. Utilizar o equipamento reduz esse prazo, evitando desabastecimentos provocados por vazamentos ocultos e, sobretudo, as perdas de água.
“Atualmente temos elevado índice de perdas na distribuição de água. A cada 100 litros tratados distribuídos, 50 se perdem no caminho. Isso significa que nossa perda está na ordem de 50% do que é distribuído, um índice muito alto. Para combater essas perdas, a concessionária investe em tecnologias e uma delas é o Geofone para identificação de vazamentos e ligações irregulares”, disse.
O diretor destaca que outras ações vêm sendo adotadas pela concessionária para combater essas perdas, dentre elas a substituição de hidrômetros e redes antigas por outras mais modernas. “Temos, atualmente, cerca de 800 mil metros de rede de água enterrada. E ela é muito antiga. Vamos fazer uma varredura e substituições ao longo dos próximos anos, um trabalho contínuo que já começamos”, destacou o diretor executivo Marcos Antunes.
Geofone
O Geofone é semelhante a um estetoscópio médico, utilizado para ouvir o som da água dentro da tubulação enterrada, sendo eficiente para a identificação de vazamentos ocultos (não visíveis) que podem cair nas redes pluviais e nos rios, tornando difícil a localização do ponto que precisa dos reparos.
O aparelho (DXmic) utilizado pela concessionária é de manuseio intuitivo, leve e portátil, com tela gráfica sensível ao toque, dotado de sensores e acessórios para diferentes tipos de terreno.
Para operá-lo é preciso treinamento, ministrado pelo engenheiro de Aplicação da RWS, Aparecido Teixeira, a mais um grupo de colaboradores da Águas de Valadares.
Confira ações implantadas pela Águas de Valadares para a redução de perdas no Município.
- vistoria para identificar a prática de ligações clandestinas de água, que prejudicam o abastecimento no município:
- setorizações dos sistemas
- monitoramento de volumes de água produzidos e níveis de reservatórios
- modernização do parque de hidrômetros
- vistorias em galerias de águas pluviais e poços de visita (PVs) de esgoto
Essas iniciativas permitem um controle mais eficiente dos recursos hídricos, garantindo o seu uso sustentável e maior oferta de água para os moradores.