Notícia
Resultados das manutenções programadas na ETA Central são positivos e resultam em melhorias para o sistema
Instalação de comportas e de macromedidores, melhorias nos filtros e decantadores estão entre as intervenções realizadas pela Fundação Renova na Estação de Tratamento de Água (ETA) Central, neste sábado (2). Todas essas ações, associadas às melhorias que a Águas de Valadares vem promovendo em todo o sistema, estão garantindo mais água nas torneiras da população.
As comportas têm a finalidade de controlar o fluxo de água dentro do sistema de tratamento, possibilitando intervenções para manutenção e limpeza dos floculadores sem a necessidade de parar o tratamento por completo. Ou seja, sem precisar desligar a ETA Central.
Também neste sábado, paralelo às intervenções da Fundação Renova, a Águas de Valadares fez manutenção preventiva no sistema elétrico da ETA e a instalação de registro na linha de recalque da elevatória de água tratada do Centro.
Outra ação importante da concessionária foi alterar o sistema de captação da bomba anfíbia, permitindo que na época da estiagem ela alcance pontos mais distantes da margem e mais profundos do rio Doce, assim como recue para as margens na época das cheias.
Os trabalhos foram iniciados às 4 horas e concluídos dentro do prazo previsto, às 18 horas, com retomada gradativa do abastecimento. Os resultados foram satisfatórios, comemora o gerente de Operações da Águas de Valadares, Rodrigo de Queiroz.
“Nós, da Águas de Valadares, estamos trocando registros e bombas, fazendo limpezas preventivas nos sistemas elétricos e melhorias na captação de água bruta. A Renova está instalando comportas, macromedidores e realizando melhorias nos filtros e decantadores. É uma ação em conjunto, com resultados muito positivos para o sistema e para toda a população”, explicou Rodrigo de Queiroz.
Intervenções
Foram realizadas diversas manutenções programadas na ETA Central, sendo as últimas nos dias 27 de outubro e 2 de novembro. Outra parada está prevista para o dia 15 deste mês.
“A gente sabe que transformações levam tempo e trazem transtornos temporários. A população precisa confiar no trabalho e acreditar na mudança: em breve tudo vai estar bem melhor do que era antes”, completou.
Na lista de intervenções realizadas estão ainda a substituição de registros; adequações na entrada de energia e substituição do disjuntor de média tensão.
Águas de Valadares – Estamos aqui por você!