Notícia
Estabelecida parceria entre a concessionária e Município para atualização de app e sites
A Águas de Valadares reativou o monitoramento em tempo real do nível do Rio Doce. Os dados de acesso e sistema de monitoramento foram entregues para a Prefeitura Municipal, através da Diretoria de Tecnologia da Informação. A atualização será feita simultaneamente no aplicativo Rio Doce Alerta, site da Prefeitura de Governador Valadares e no site do SAAE.
José Antônio Nascimento, diretor de TI da Prefeitura, recebeu os dados para atualização pública do nível do rio. “Desde as enchentes de 1997 a gente vem monitorando o nível do rio através da régua do SAAE, que é a medição que a população usa para saber quando a água está chegando mais próxima das casas delas. Em períodos de cheia, o site da companhia chegava a ter mais de 150 acessos simultâneos. Para nós é importante ter agora a Águas de Valadares engajada em trazer essas informações tão importantes para a população”, destacou.
O diretor executivo da Águas de Valadares, Marcos Antunes, lembra que a concessionária tem adotado medidas para mitigar impactos em um possível cenário de enchentes no município. “Estivemos recentemente reunidos com a Defesa Civil do município, conhecendo o seu histórico de atuação, e nos colocando à disposição para eventuais emergências. Conhecemos mais do cenário de cheias do rio, aprendemos muito com as práticas adotadas pelo departamento comandado pelo diretor major Adelson Bento”, ressaltou Marcos Antunes.
“Como é o nosso primeiro ano na operação dos serviços de saneamento em Governador Valadares, estamos nos munindo de informações através dos órgãos de controle que têm expertise no monitoramento do nível do rio. Já estivemos na UHE (Usina Hidrelétrica) do Baguari, onde conhecemos as tecnologias que eles utilizam para fazer este monitoramento e estamos em contato com as equipes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce e CPRM (Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais)”, comentou.
No âmbito operacional, a concessionária também se prepara para eventuais cheias, instalando equipamentos/bombas que trabalham submersas, trazendo as balsas de captação mais para a margem do rio, realizando a limpeza e manutenção dos canais de entrada da água bruta, fazendo o alteamento de toda a parte elétrica do sistema de captação, adquirindo bombas reservas e outras melhorias.
Águas de Valadares – Estamos aqui por você!